agronegócio

Júlio de Castilhos abre nesta sexta-feira plantio da soja no Estado

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

Júlio de Castilhos sedia, hoje, a 9ª edição da Abertura Oficial do Plantio da Soja, festa que celebra o início do período de cultivo da planta no Estado. Com programação a partir das 9h, o evento será na área experimental da Cooperativa Agropecuária Júlio de Castilhos (Cotrijuc), no Km 269 da BR-158.

Três feiras e outros eventos movimentam quatro cidades da região

Conforme a Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE, o Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor do grão no país e, por conta disso, a festa castilhense integra o calendário oficial do Estado desde 2011.

De acordo com o prefeito, João Vestena (PSB), Júlio de Castilhos é o segundo maior produtor do Estado. Em primeiro lugar está o município de Tupanciretã, que sedia, anualmente, a abertura da colheita do produto. Em nível nacional, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou ontem o primeiro levantamento sobre a safra de soja 2019/20. Se a previsão se confirmar deve ser registrado aumento na produção de 1,6%, ou 3,9 milhões de toneladas, em relação às 245,8 milhões de toneladas colhidas nacionalmente na safra passada.

Poeta radicado no Vale do Jaguari lança livro com poema sobre vítimas da Kiss

O coordenador técnico de campo da Cotrijuc, Felipe Michelon, explica que o plantio deve se intensificar a partir da próxima semana, quando há previsão de chuvas na região.

- Nossa expectativa é de uma safra regular à boa, com produção maior ou igual à do ano passado - disse Michelon.

Antes do ato oficial de abertura, marcado para às 10h30min, haverá palestra sobre as perspectivas do mercado da soja. A palestra será ministrada pelo analista de mercado Vitor Verniz e por Heverton Gugelmin, gerente comercial de uma multinacional de produção de alimentos. O secretário de Agricultura do Estado, Covatti Filho confirmou presença. 

PRODUÇÃO
Quanto o Estado produziu em 2018/2019:

  • 16,9 milhões de toneladas colhidas
  • 5,6 milhões de hectares plantados
  • 2,9 mil quilos colhidos por hectare

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Filhos de presos tiveram festa de Dia da Criança em Júlio de Castilhos

Próximo

Júlio de Castilhos abrirá plantio da soja no RS nesta sexta-feira

júlio de castilhos